Dificuldade em dizer NÃO
- Camila Bezerra
- 7 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2024
O que será que há por trás dessa dificuldade tão comum entre nós mulheres?

Antes de mais nada me responda as seguintes perguntas:
Você vive cansada?
Quando olha para o seu trabalho se percebe insatisfeita?
Quando olha para as suas relações não se sente feliz com elas?
Você se percebe cheia de tarefas para fazer ?
Se você respondeu sim para pelo menos UMA dessas perguntas, TALVEZ você tenha dificuldade em DIZER NÃO.
Não saber dizer não, tem haver com a FALTA de uma coisa bem importante:
HABILIDADES SOCIAIS
Habilidades sociais são características comportamentais, não de personalidade. Elas são baseadas na capacidade de um indivíduo escolher livremente sua ação e na conduta socialmente eficaz, não danosa.
O personagem do Sheldon em The Big Bang Theory é um bom exemplo de falta de habilidades sociais e essa dificuldade pode aparecer em diferentes níveis.
Por exemplo, você pode ser ótima em elogiar, mas ter dificuldade em receber elogios. Pode ser ótima em expressar afeto, mas ter dificuldades em recusar pedidos.
E essa dificuldade pode ter relação com o fato de que na sua trajetória, no seu processo de desenvolvimento você não teve referências sobre reconhecer seus limites e não construiu ou não foi validada o suficiente para aprender a expor as próprias necessidades.
A habilidade de dizer NÃO vai ditar como são suas relações amorosas, familiares de amizade. Inclusive também é uma habilidade extremamente necessária no seu ambiente de trabalho. Caso você não construa essa habilidade você acaba se enfiando em relacionamentos insatisfatórios, em trabalhos extenuantes e pode até mesmo ter uma relação um tanto desconfortável com amigos e familiares.
Na Terapia Cognitivo - Comportamental conseguimos treinar essa habilidade, para além de te ajudar a entender a origem dessas dificuldades que podem estar relacionadas também a questões emocionais e CRENÇAS disfuncionais sobre si mesma e sobre o outro.
Caso queira saber mais como essas questões são trabalhadas em terapia, entre em contato e agende uma sessão de avaliação comigo!